Campo Forte

Uma unidade
de negócios

Fertilizantes são peças-chave da segurança alimentar

A tecnologia agrícola é essencial para atender à crescente demanda mundial por alimentos, de forma sustentável e acessível para todos.

Importância do uso de fertilizantes na agricultura moderna

Previsões largamente conhecidas da Organização das Nações Unidas (ONU) indicam um salto da população mundial dos atuais 8 bilhões para 10 bilhões de pessoas até 2050.  Obviamente, todos precisarão comer, um desafio e tanto em face a uma realidade cada vez mais complexa para produção de alimentos, desde riscos geopolíticos, passando por econômicos e, claro, os ambientais.

A segurança alimentar é um dos maiores desafios, senão o maior da humanidade. Ela se refere ao direito de todos os indivíduos terem acesso a alimentos suficientes, seguros e nutritivos, que atendam às suas necessidades dietéticas para uma vida ativa e saudável.

Fazer mais com menos recursos naturais, em especial no que diz respeito a áreas para cultivo, deixou há muito tempo de ser uma busca econômica para um objetivo de sobrevivência global. Em particular para a produção agrícola, as mudanças climáticas, sobretudo o aumento da temperatura, impõem uma agenda de transformações na qual a inovação e a tecnologia são as únicas tábuas de salvação.

Com o avanço do conhecimento científico, a abertura de novas áreas de plantio deixou de encontrar receptividade na sociedade contemporânea. Motivos não faltam. O desmatamento desenfreado, sem entrar na seara do legal e ilegal, mexe com os ecossistemas naturais, promovendo desequilíbrios de toda sorte e reduzindo o ativo das florestas em sequestrar carbono, diminuindo nossas chances contra os efeitos dos gases de efeito estufa. Qual a saída, então? Produtividade, claro.

Papel dos fertilizantes na segurança alimentar

Neste sentido, os fertilizantes desempenham – há muito tempo e continuarão a desempenhar- papel indispensável na garantia da segurança alimentar mundial. Diversas regiões pelo mundo apresentam solos de baixa fertilidade, ou seja, com capacidade restrita de fornecimento de nutrientes para o desenvolvimento das culturas agrícolas.

Neste contexto, os fertilizantes não apenas aumentam o rendimento de lavouras e pastos, assim como também melhoram a qualidade nutricional dos alimentos em acordo com o que de mais moderno se conhece em termos de respeito ao meio ambiente e produção sustentável. 

O agro brasileiro mesmo é exemplo claro, concreto e real de como a tecnologia dos fertilizantes contribui de modo decisivo para viabilização de uma agricultura competitiva e simultaneamente sustentável. O salto de produção nacional se deu pela adaptação, leia-se, fertilização, das terras do Brasil Central, originalmente pobres em áreas férteis. Foi esta jornada, que teve seu arranque maior no final dos anos 70, que mudou a lógica do Brasil de importador para exportador de alimentos.

Números da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) mostram, por exemplo, que, para atingir a produção atual doméstica de grãos prevista em torno de 290 milhões de toneladas, seria necessária uma expansão agrícola adicional de 140 milhões de hectares se tivéssemos a tecnologia disponível de 25 anos atrás. Ou seja, seria impossível

Qualidade dos alimentos

Além de aumentarem a produtividade, os fertilizantes também têm um impacto direto na qualidade nutricional dos alimentos. A aplicação correta dos nutrientes certos pode enriquecer o perfil vitamínico e mineral das culturas. Por exemplo, o uso adequado de fertilizantes pode aumentar os níveis de zinco, ferro e vitaminas essenciais em grãos e vegetais, que são cruciais para a saúde humana.

Essa melhoria na qualidade nutricional é primordial para combater a desnutrição, especialmente em regiões onde a população conta com um número limitado de alimentos básicos. Com os nutrientes adequados, os alimentos produzidos podem não só alimentar mais pessoas, mas também melhorar a saúde geral das populações.

Uma das formas mais recentes e eficazes de melhorar a qualidade nutricional dos alimentos é por meio da fortificação agronômica, que envolve a utilização de fertilizantes enriquecidos para aumentar os níveis de micronutrientes específicos nas culturas. Fertilizantes com zinco, ferro e selênio, por exemplo, são aplicados para elevar a concentração desses elementos em grãos e vegetais.

Sustentabilidade

A aplicação de fertilizantes colabora ainda para o uso mais eficiente da água. As plantas que recebem os nutrientes adequados desenvolvem sistemas radiculares mais robustos, capazes de explorar melhor o solo e, portanto, absorver mais água. Além disso, alguns fertilizantes específicos podem ajudar a melhorar a estrutura do solo, aumentando sua capacidade de retenção hídrica

Nos últimos anos, o avanço de boas práticas agrícolas tem permitido uma utilização mais precisa e sustentável dos fertilizantes. Sistema de plantio direto, rotação e integração de culturas, tecnologias de agricultura de precisão, fertirrigação, entre outros modelos de produção e técnicas de manejo permitem a aplicação mais racional e assertiva dos adubos, o que reduz desperdícios e torna mais eficiente o processo, com resultados positivos tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental.

Para assegurar que os benefícios dos fertilizantes sejam sustentáveis a longo prazo, é essencial adotar práticas de adubação que preservem a saúde do solo. A seleção adequada dos fertilizantes e sua aplicação correta mantêm a fertilidade do solo, garantindo sua produtividade contínua. Além disso, essas práticas promovem uma rica diversidade de micro-organismos, fundamentais para a ciclagem de nutrientes, a proteção contra doenças e a resiliência do solo diante de estresses climáticos, como secas e enchentes.

A incorporação de matéria orgânica, tal como a manutenção da palhada da cultura anterior como camada de proteção do solo - prática central do plantio direto -, são exemplos nítidos de boas práticas, que melhoram a estrutura da terra e sua capacidade de reter água, nutrientes e carbono.

Outro importante avanço é a adoção cada vez maior de tecnologias de fertilização de liberação controlada, que fornecem nutrientes de forma gradual, conforme a planta necessita, evitando perdas e desperdícios. O uso de fertilizantes de liberação controlada reduz a quantidade de nutrientes que se perdem para o ambiente, enquanto a aplicação de técnicas de precisão agrícola garante que os fertilizantes sejam aplicados exatamente onde e quando são necessários.

Nova fronteira

Os fertilizantes são peça-chave no aumento da produtividade agrícola e, por extensão, na segurança alimentar mundial. É essencial que seu uso seja feito de maneira responsável e sustentável. Com o avanço das tecnologias e a adoção de práticas mais conscientes, a agricultura pode continuar a crescer em produtividade, garantindo alimentos para uma população global cada vez maior.

Nesse contexto, o uso de rejeitos e sobras da produção agropecuária como matérias-primas para fabricação de fertilizantes é a nova fronteira, especialmente aqui no Brasil, em uma jornada real de economia circular e ciclo fechado de produção no campo. É nesta categoria que a Campo Forte atua, com a fabricação de fertilizantes a partir de resíduos orgânicos, que apresentam pegada de carbono reduzida, maior eficácia e menor perda de nutrientes.

Como a Campo Forte pode te ajudar?

Buscando sempre o que há de melhor para os nossos clientes, nós da Campo Forte Fertilizantes, uma empresa 100% brasileira, investimos em tecnologia para produzirmos a mais completa linha de fertilizantes especiais, com baixa pegada de carbono.

Como parte do Grupo JBS, acreditamos que a inovação é essencial na busca de soluções sustentáveis, por isso, utilizamos os resíduos orgânicos das unidades do grupo para a produção de nossos fertilizantes, promovendo a economia circular.

Por isso, temos em nossos Fertilizantes Sólidos, a saída mais prática para potencializar o efeito dos nutrientes e potencializar a produção de cada safra e redução de desperdícios. 

São cinco tipos diferentes de fertilizantes, cada um com seus benefícios e propriedades, prontos para atender todos os tipos de necessidades e plantações.

plugins premium WordPress