Campo Forte

Uma unidade
de negócios

cultura
TOMATE

O tomateiro (Solanum lycopersicum), com origem nas regiões andinas do Peru, Bolívia e Equador e seu fruto Tomate hoje é uma das principais hortaliças produzidas no Brasil, chegando ao mercado mais de 1,5milhões de toneladas por ano.
Tendo como principais estados produtores: São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Goiás, corresponde a 80% da produção nacional.

Por ser altamente exigente em nutrientes, os excessos podem causar problemas. Uma alternativa para evitar isso é criar um ambiente próximo as raízes de maior equilíbrio. Para se conseguir isso, utiliza-se grande quantidade de matéria orgânica, podendo chegar a 40 ton/ha.

Um dos maiores problemas é o fundo preto, deficiência de cálcio no fruto. Pode ocorrer por vários motivos, como calor excessivo, déficit de água, falta de cálcio e/ou boro, dentre outros. O fornecimento adequado e eficiente destes 2 nutrientes, bem como evitar excessos de potássio, são as estratégias nutricionais que o produtor pode fazer para evitar o risco a este dano.

Por ter um ciclo longo, o fornecimento de fósforo deve ser feito de maneira eficiente no plantio, além dos micronutrientes.
plugins premium WordPress